Onde comprar

Quem está construindo, reformando ou pensando em decorar um imóvel – seja num sítio no interior de Minas Gerais, seja numa casa de cidade altamente urbanizada como São Paulo ou mesmo em sua casa em Balneário Camboriú, não pode perder estas dicas!
Por meio do entendimento de como se dá o uso das cores na hora de decorar—especialmente com ajuda de um arquiteto que idealize um projeto de interiores—aquele espaço que anda meio caidinho, sem vida ou sem complementar seu estilo de vida e gosto pessoal pode receber um belo upgrade e ser mais confortável, além de receber maior valor agregado de mercado!
Afinal, com o auxílio de profissional capacitado para sugerir mudanças imprescindíveis para sua residência, é possível ter noção de diferentes possibilidades de articulação entre itens decorativos, tintas e pinturas ou mesmo o uso de papéis de paredes, além de ladrilhos, azulejos e todo tipo de texturas disponíveis no mercado.
Reinvente o seu lar fazendo a melhor escolha
Mais do que funcional, seu lar precisa passar a você e sua família a impressão de um ambiente aconchegante e, que ao mesmo tempo, reflita seu estilo.
Acontece que tem sempre quem goste de um estilo mais neutro, discreto na hora de decorar. Mas até mesmo as pessoas de gosto mais discreto sabem que um pouquinho de cor pode embelezar qualquer tipo de ambiente e que, de algum modo, mesmo que singelo, são essenciais numa decoração. Assim, é possível ser singelo em itens maiores, mas pode-se buscar investir em itens decorativos coloridos como vasos, quadros, cortinas, almofadas, tapetes, lustres, porta-retratos, dentre outros.
Agora, se você tem o perfil de gostar de um ambiente mais vivo, colorido e que coloque em relevo sua personalidade, mas não tem ideia nenhuma de como fazer isso e, inclusive, fica com receio de errar nesse tipo de combinação é possível caprichar no uso de paletas de cores em todos os ambientes da sua casa, de modo profissional e elegante – afinal, pecar pelo excesso ou desarmonia na decoração faz com que uma boa ideia se torne um exagero desagradável esteticamente!
Como pensar na melhor cor para minha casa?
Certamente, a primeira coisa a se pensar é na cor principal, aquela que vai ser o carro-chefe da decoração da sua casa. Para este item, geralmente as pessoas acabam optando por cores claras e neutras, por serem mais fáceis de serem combinadas.
Porém, sair daquilo que é muito comum é uma forma mais criativa de arriscar e de sair da mesmice. Assim, é possível com um bom estudo de interiores e também exteriores, buscar soluções em cores e escolher integrações entre elas nos diversos cômodos de sua residência sem medo! Afinal, tendo a chancela de um bom arquiteto, seja qual for a cor escolhida como principal, as possibilidades de usar outras podem agregar espaços especiais que merecem destaque, como uma parede na sua sala de estar, um espaço de final de corredor ou seu lavabo! As possibilidades são inúmeras!
Feito isso, seu arquiteto te ajudará a pensar qual é o melhor caminho a seguir. Se a sua intenção é, por exemplo, dar mais corpo para a cor principal escolhida, use uma paleta monocromática, ou seja, trabalhe com variados tons dessa cor, indo do mais claro ao mais escuro – o que garante harmonia e é uma ótima opção para quem está indeciso.
Uso de cores neutras e similares na decoração
Outra dica que damos é o uso de cores similares. Com o auxílio de uma roda ou círculo de cores que você encontra nas paletas de cores que as fabricantes de tintas disponibilizam em lojas especializadas, ou que disponibilizamos na imagem abaixo, você pode observar que as cores, quanto mais próximas da paleta, interagem entre si. Confira:
Se você escolher a cor azul, por exemplo, a alternativa de integração à sua disposição é o verde e o lilás, que são uma variação de tons próximos à estrutura dessa cor. Perceba que juntas, essas cores se comunicam e estabelecem uma harmonia visual. Com o uso de uma paleta de cores, você pode escolher, também, tonalidades menos intensas (centro do círculo) à combinações mais fortes de cores (parte externa do círculo), o que garante a possibilidade de combiná-las num resultado mais orgânico!
Uso de cores variadas e complementares na decoração
Agora, se você deseja algo mais imponente na decoração de sua casa ou apartamento, existe também a chance de ousar com a aposta em cores complementares, que nada mais são do que os tipos de cores que combinam entre si, apesar de serem “opostas”. Locais como apartamentos para alugar em Balneário Camboriú utilizam muito destas técnicas porque a cidade propicia tons mais vivos, visto que abrigam muitas pessoas que vão passar as férias de veraneio e recarregar as energias!
Ficou confuso? Confira a roda de cores acima e perceba que, enquanto de um lado estão as cores frias (roxo ao verde), no lado oposto estão as cores quentes (amarelo ao pink) e, ao escolher uma cor, a que é sua complementar estará à sua frente. Ou seja: a cor complementar do vermelho é a verde, do laranja é a azul, da amarela é e roxo, e assim por diante!
Em sua, à medida que você tiver esta noção básica do uso das paletas de cores, poderá pensar com mais criatividade e assertividade no que deseja usar para compor seu projeto de decoração, vendo em conjunto com seu arquiteto que tipos de objetos e móveis combinarão com o que estará em suas paredes.
Dicas para se inspirar
Pra quem se interessar em conhecer um pouco mais sobre esses sites e plataformas especializadas em combinação e decoração, sugerimos o site Colour Lovers. Nele, os usuários criam suas próprias cartelas de cores com base em acessórios, móveis e diferentes texturas.
Existe também o Movies in Color que, como já pode-se subtender pelo nome, tem como inspiração a sugestão de cenários e cenas de filmes para usar na hora de decorar ambientes. Em alguns casos, fazer uma referência a uma cena de filme pode criar um visual vintage em sua casa, o que fica muito interessante se você é amante de alguns dos grandes clássicos do cinema!
Se você está procurando imóveis para alugar então fica ainda mais fácil, pois você pode planejar e desenvolver um projeto com um profissional especializado. Não esqueça de que, antes de qualquer coisa, é possível ainda testar combinações antes de pintar todo um espaço ou fazer uma decoração.
No caso desses itens decorativos e mobílias em geral, existem inúmeras lojas que, em parceria com escritórios de arquitetura, permitem que o profissional contratado se responsabilize em levar objetos interessantes para dentro de sua casa, para que você veja concretamente como o espaço ficará. Isso facilita bastante a percepção de espaço, a harmonia do ambiente e as tonalidades de cores utilizadas, o que é um recurso a mais para caprichar na hora de combinar tons, brilhos e cores em seu projeto de interiores!
Gostou destas dicas que trouxemos neste post do Blog Cozimax? Aproveite e a compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer nosso trabalho e entender a importância de contratar os serviços profissionais de um arquiteto para a decoração, construção ou reforma de sua casa!